quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí


O Projeto Arquietônico da MARINA NO SACO DA FAZENDA - PORTO DE LAZER,
de autoria do Arquiteto Dalmo Vieira Filho,entra da fase de audiência pública.
Saudações cordiais
CARLOS FERNANDO PRIESS
Diretor de Indústria, Comércio e Serviços da
Prefeitura de Itajai

Prefeitura e Porto de Itajaí apresentam projeto do Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí

A audiência pública para a construção do Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí, a Marina do Saco da Fazenda, está prevista para ser realizada no dia 15 de dezembro. A informação foi dada pelo superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira, 24. Ayres apresentou o projeto que contempla a ocupação de área de 20,81% da Baía Afonso Wippel, o Saco da Fazenda. O empreendimento já teve seus estudo e relatório de impacto ambiental (EIA-RIMA) concluídos e está em fase de consulta pública. Já o edital para contratação do estudo de viabilidade técnica-financeira teve suas propostas abertas nesta quarta-feira, 24, sendo a empresa NCA Engenharia, Arquitetura e Meio Ambiente SS Ltda. a que apresentou o menor preço.
“A construção desta marina é um antigo anseio da comunidade de Itajaí e agora estamos dando forma ao projeto, que é de responsabilidade da Superintendência do Porto de Itajaí, pelo fato da baía estar inserida na área do Porto Organizado”, explica o superintendente. Ayres ressalta que a obra será um importante empreendimento e deverá ser realizada pela iniciativa privada, conforme determina a Lei de Modernização dos Portos [uma vez que será edificado em área de concessão.


Os investimentos giram em torno de R$ 30 milhões e serão aplicados em infraestrutura terrestre e aquaviária, áreas de apoio, centro comercial náutico, áreas de lazer, entre outras que compreenderão o complexo. “Serão obras que gerarão o menor impacto ambiental possível, bem como a exploração da marina, que ainda contribuir para a conservação ambiental do local”, acrescenta Ayres.
Presente na coletiva, o prefeito Jandir Bellini diz que a construção de uma marina em Itajaí é um antigo anseio da comunidade que começou a ganhar corpo o ano passado, quando surgiram as primeiras discussões acerca da obra. “O que estamos fazendo agora é criando condições para que a marina seja construída”, acrescenta Bellini. O projeto também vem ganhando amplo apoio da sociedade organizada e conta com apoio especial do presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti.
Pesquisa realizada em universo de 104 itajaienses entre os dias 30 de julho e 8 de setembro, abrangendo comerciantes, pescadores artesanais, usuários náuticos e representantes de organizações governamentais e não-governamentais, apurou que 90% dos entrevistados vê na implantação do Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí uma importante ferramenta para o desenvolvimento do turismo na cidade. Do universo pesquisado, 21,6% acham que o projeto deve ser relacionado a preservação ambiental, 19,2% defendem a implantação de infraestrutura turística e 16,8% são a favor da implantação de infraestrutura náutica.
Bellini destaca que o projeto da marina está relacionado também a projetos de preservação do Saco da Fazenda. “Jamais lançaríamos um projeto para degradar o meio ambiente e sim com amplo foco na preservação ambiental”, enfatiza. Bellini exemplifica com o caso da marina de Barcelona, na Espanha, que foi construída em área bastante degradada e que foi responsável pela recuperação ambiental do local.

Informações complementares:
Texto: João Henrique Baggio
Imagens: Ronaldo Silva Júnior
Assessoria de Comunicação do Porto de Itajaí

4 comentários:

  1. O pessoal tem que correr, se quiserem ver os veleiros da Volvo Ocean Race por aqui.

    ResponderExcluir
  2. #
    jose NATAL disse:
    O seu comentário aguarda moderação.
    17/03/2011 às 11:57


    Ola bom dia, mandei no seu blog uma resposta do meu parecer sobrte a Marina em Itajai,gostaria de convida-lo a vir em Angra dos Reis para que eu possa te mostrar o sucesso do polo Nautico em nossa região e mostrar a realidade da historia de 18 anos atraz para arealidade de hoje, a 18 anos atraz o estaleiro Verolme tinha fechado suas portas e com isso os comercios tambem fechavam, pois o forte do trabalho em Angra era estaleiro com mais de 5 mil homens trabalhano o qual isso dava sustento ao pequeno comercio de nossa cidade eu vivi esse caos pois na epoca eu estava quase empregado ao estaleiro mais infelizmente não deu tempo de me empregar, e eu como muitos tivemos que buscar serviços em outras cidade vizinhas, e nesse contratempo começava a surgir algumas pequenas marinas ai tirei minha cartera de arrais amador ne consegui meu emprego de marinheiro voltei para minha cidade depois usrgiu mais 4 marinas o qual estão todas lotadas de barcos eu vi que a classe de marinheiro precisava mais ainda de cursos apoio montei a assoc. dos marinheiros de esporte e recreio o qual depois virou sindicato e eu sai por motvis particulares, a classe cresceu o estaleiro voltou a funcionar e ametade do estaleiro hoje e uma enorme marina e muito a favor do meio ambiente gostaria de leva-lo la para que voce pudesse ver como se aplica a lei ambiental e para voce ver a qualidade da agua de frente da marina que de sujeira voirou uma piscina com varias especies procriando no local, e hoje mercado nautico e alavanca de negocios em Angra com isso veio fabricas de barcos marinheirosa com cursos de arrais amador a capitão, mecanicos profissionais autorizados com cursos no esterior, com isso hoje vendo barcos por isso apoio muito esse trabalho desde que seja bem feeito por equipe de profissionais , sou qualificado fiz varios cursos dentro a da area de marinharia em equipamentos de navegação popr satelite a tecnologia de primeira em navegação, isso levara não so emprego cursos profissionalisantes, por isso mandei o site para que voces possam dar uma olhada e ver porque o polo nautico la fora e bem empregado viste o site http://www.marinas.com


    e e sisso que Santa Catarina precisa se transformar em um grande polo nautico e levar receita, voltando a te dizer Angra hoje no polo nautico de esporte recreio emprega em diretos e indiretos em todos setores mais de 10.000 pessoas por isso defendo, porque se so dependesse do estaleiro emk Angra a cidade teria a metade da população que tem. pense nisso sua cidade e bonita ja fui varias vezes atender cliente interessado em compra de lanchas, e esta ai meu convite para conhecer copmo funciona o polo nautico a voce esta de pe, um grande abraço espero que minha critica seja construtiva esperando por uma Itajai melhor
    Jose NATAL ANGRA
    Responder

    ResponderExcluir
  3. Olá João,
    Concordo com você em tudo.
    Tenho Angra como um modelo de superação e sucesso.
    Itajaí está no caminho certo, trabalhamos e torcemos para que se concretize o sonho.

    A propósito convite aceito.
    Vamos manter contato.

    Gostaria de ter seu email.
    Grande abraço Denise
    deniseoi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou fazendo um trabalho e gostaria de ter acesso ao EIA-RIMA desta construção. Tem disponível em algum site?! Att Raphaela. raphaelandutra@gmail.co

    ResponderExcluir